O normal de uma empresa é crescer. Com o passar do tempo e à medida que a empresa vai ganhando mais experiência é natural que ela tenha mais autoridade no mercado.
Sem dúvidas, você vai atrair a atenção de mais clientes e as vendas vão crescer. Mas já parou para pensar porque algumas empresas acabam falindo?
Uma das respostas são os problemas causados por uma má gestão e uma péssima logística.
Não adianta tapar o sol com a peneira e deixar a logística em segundo lugar. Na verdade, é ela que vai manter você no jogo e alavancar o seu negócio para competir no mercado.
Aqui neste artigo vamos mostrar um pouco sobre como você pode usar a logística para escalar suas vendas de forma saudável e faturar muito mais.
O impacto da logística nas vendas
Nada melhor que ter controle sobre o que toda a sua empresa está fazendo. O empresário que quer crescer, precisa de um panorama geral da empresa. Dessa forma, é possível ver o que precisa de investimento e o que deve ser mantido e o que deve ser eliminado.
Mas, nem sempre é assim que funciona. Muitas vezes, o setor logístico fica sobrando na lista de prioridades. De repente, sua empresa tem um marketing muito eficiente e consegue atrair muitos novos consumidores. Entretanto, pouco se pensa em como manter os clientes.
É aí que mora o perigo!
Quando o sistema logístico não cresce junto com a demanda, é inevitável uma queda nas vendas. Isso porque os clientes estão insatisfeitos com o serviço de entregas.
Problemas como entrega ineficiente, atrasos, falta de veículos para atender a demanda podem levar todo o seu investimento ladeira abaixo.
Isso acaba prejudicando o nome da empresa, o boato se espalha e, consequentemente, possíveis novos clientes deixam de pedir seu produto.
Setor logístico crescendo junto com as vendas
A grande finalidade do setor logístico é participar ativamente do crescimento da empresa. Acima de tudo, uma boa gestão consegue identificar esse potencial e investe na área que mais vai escalar o seu negócio.
Se a gente for fazer uma analogia com o futebol, não vale de nada ter uma boa equipe de meio de campo se os atacantes estiverem no lugar da defesa. A desorganização levará esse time ao fracasso.
Muitas vezes, sem perceber, o setor logístico é o que menos recebe investimento. E, justamente, é ele que está lidando diretamente com o consumidor.
É através da equipe de entrega que o cliente vai perceber o compromisso da empresa de entregar no tempo combinado, por exemplo.
Por isso, investir em monitoramento é a melhor forma de deixar a bola rolando. A empresa precisa ver qual a demanda real para crescer o time de acordo com a necessidade.
Como entregar mais e melhor?
Depois de perceber que a logística precisa de investimento, muitas empresas têm procurado um sistema tecnológico para administrar melhor as entregas.
O app Road System, por exemplo, consegue indicar as melhores rotas para que a sua entrega chegue no prazo. Além disso, você terá sob controle o período de manutenção da sua frota para que seus veículos estejam sempre em movimento.
O dashboard é totalmente customizável e leve. Essa tecnologia vai permitir acompanhar em tempo real a performance e problemas da frota, entregas e equipe. Os relatórios analíticos e sintéticos darão detalhes que poderão auxiliar no controle e sinalizar oportunidades de melhoria na operação.
Quer saber mais? Então, experimente o teste gratuito de 7 dias.



