O cenário atual para empresas que trabalham com frotas de entrega é, no mínimo, irônico. A demanda por entregas nunca esteve tão alta, dada a transição dos padrões de consumo causados pela pandemia e a tendência é só aumentar. Isso seria ótimo para o segmento de entregas, que poderia focar em suprir essa demanda e gerar bons lucros com isso. O problema é: o alto custo dessas entregas.
No acumulado do ano, o valor do combustível teve aumento de 50,6% nos postos, segundo a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Somado às altas constantes do combustível e sem previsão de queda, está a logística como fator determinante dos custos das entregas. Para quem não tem uma logística realmente eficiente, o resultado é a queda brusca do lucro líquido e, por vezes, a inviabilização do serviço de entrega.
Sabemos que não adianta brigar contra o aumento do combustível. Mas também não dá para não fazer nada e apenas assistir o lucro descer pelo ralo. A saída é pensar em maneiras de minimizar os custos com o que está ao nosso alcance: a logística das entregas.
Então como diminuir os custos? Economizar com tudo o que for possível é a questão chave. Para saber como fazer isso, listamos aqui alguns dos processos necessários de otimização que reduzem os custos consideravelmente. Confira:
Faça o monitoramento em tempo real das rotas e equipe de entrega
Acompanhar por GPS os trajetos e equipe de entrega evita o desperdício de combustível e melhora a produtividade dos funcionários. Você também pode enviar novas coletas durante o trajeto e para o veículo mais próximo, evitando idas e vindas desnecessárias. Tenha o controle de km/h, paradas, multas, trajetos, pernoite e perímetro limite das entregas.
Faça a manutenção preventiva das frotas
Sabemos que o custo de ter a frota parada é muito alto. Problemas nos veículos causados por má gestão das manutenções adequadas são um atraso na logística de entregas e, consequentemente, prejuízo para a instituição. Então utilize indicadores e alertas que assegurem que o veículo faça suas mais diversas manutenções periódicas na hora certa, como: rodízio de pneus, troca de óleo, controle de consumo.
Automatize seus processos
Uma coisa é a teoria, outra coisa é a execução. Na prática, acompanhar o andamento da frota na ponta do lápis é exaustivo. Até hoje, mais de 40% das empresas gerenciam suas frotas com planilhas do excel ou sistemas confusos. Mas não precisa ser assim. O mercado evolui a cada dia e dispomos de sistemas que conseguem automatizar todo o monitoramento, manutenção, roteirização, dashboard e relatórios da sua frota, de forma rápida e fácil, poupando tempo, dinheiro e fidelizando seus clientes satisfeitos com a entrega.
Falar é fácil
Sim, parece impossível construir essa estrutura onde todos os processos de entrega funcionem em harmonia, mitigando os custos de transporte. Mas o que você não sabe é que essa estrutura já existe e está mais próxima da sua realidade do que você imagina.
A Road System desenvolveu um sistema de automação dos processos de transporte que traz as soluções que você precisa para que a entrega deixe de ser um desafio ou mesmo um problema na sua empresa e passe a ser mais um ponto forte no seu negócio.
Um grande diferencial buscado pelos clientes é uma entrega rápida, eficiente e sem danos ao produto. Com a Road System você pode garantir excelência na entrega para o seu cliente e redução dos custos para a sua empresa. Temos todos os recursos necessários para que você alcance todos os pontos de otimização listados neste artigo.
Chega de dor de cabeça com entrega. Acesse o nosso site e conheça a solução para sua logística. Estamos prontos para te atender!


