Tempo é, de fato, dinheiro. E essa máxima nunca foi tão verdadeira quanto nos dias atuais. As demandas de entrega crescem exponencialmente, impulsionadas pela pandemia e, agora, consolidadas pelos novos padrões de consumo das pessoas. Fazer seus pedidos do conforto de suas casas caiu no gosto até do mais inseguro dos consumidores. E a tendência para os próximos anos é que este padrão se estenda por todo o território nacional.
Quanto mais comodidade, conveniência e rapidez, melhor para o consumidor. Entretanto, do outro lado desta moeda estão as empresas responsáveis por fazer essa comodidade acontecer da forma que os clientes esperam. E sabemos que a gestão de frotas e entregas é uma dor de cabeça para a maioria das instituições.
Se custa tempo, custa caro.
Um dos problemas que realmente dificulta e atrasa todo o operacional das entregas e deliverys é o desenho das melhores rotas. Evitar idas e vindas desnecessárias, prever os momentos de abastecimento durante a rota, saber quais caminhos vão economizar com combustível e manutenção dos veículos são fatores essenciais para garantir economia de custos e de tempo.
O problema é que são muitos cálculos e decisões sob responsabilidade do gestor de frotas, sobretudo se ele é munido apenas de planilhas de Excel e sistemas precários de logística. Pior ainda é quando esse tipo de decisão fica à cargo do próprio entregador, que não sofre diretamente na pele as consequências dos gastos excessivos do processo.
O resultado disso são erros nas escolhas de rotas, confusão para os entregadores e atrasos das encomendas, que podem dificultar a fidelização de clientes e manchar a imagem da empresa. Com toda a exigência do mercado atual sobre este setor e as tendências de crescimento de demanda, conseguir gerir sua frota com eficiência deixou de ser um diferencial e passou a ser o mínimo que uma empresa pode oferecer.
Então como resolver esse problema?
Até pouco tempo atrás o mercado não dispunha de sistemas inteligentes de construção de rotas econômicas que facilitam a vida do condutor e reduzem os gastos de entrega. E ainda hoje o setor de entregas é um dos que menos investiu em mobilidade e otimização, tendo cerca de 40% das empresas que necessitam do setor utilizando sistemas obsoletos de gestão.
Felizmente, assim como o mercado naturalmente se torna cada vez mais exigente e competitivo, para suprir as novas demandas também surgem novas ferramentas que almejam facilitar o trabalho dos colaboradores cada vez mais.
Hoje, através de ferramentas de tecnologia, você consegue:
- ter em mãos, os melhores e mais rápidos trajetos em tempo real
- fazer a avaliação própria de cada rota
- ter o controle do tempo gasto e combustível em todas as viagens
- Gerir toda a equipe de entregas e monitorar seu desempenho
- Dar feedbacks para os clientes sobre o status da entrega
- E, acima de tudo, poupar tempo e dinheiro no operacional das suas entregas.
O sistema de roteirização da Road System é uma dessas ferramentas que surgiu com a promessa de acabar com todos os problemas de logística de entregas e dar ao gestor total controle e facilidade, tanto para calcular as melhores rotas, quanto para gerir a equipe de entregas, prever gastos e reduzir custos. O seu monitoramento integrado das rotas em tempo real é ideal para desenhar o trajeto mais econômico com rapidez e eficiência.
Invista em economia de tempo. Adquira nosso App de gestão de frotas e entregas e conheça as soluções que a Road System pode trazer para o seu negócio. Acabe com as dores de cabeça da logística de entregas tendo tudo que você precisa em um único sistema.



