Se você se interessou pela leitura deste artigo é porque, provavelmente, tem recebido algumas (ou muitas) reclamações de clientes por atrasos de entrega. Os motivos são variados, podem acontecer por conta do aumento de compras pela internet, da demanda cada vez maior pela comodidade de receber os pedidos em casa e você não sabe o que fazer para suprir toda essa necessidade extra do mercado sem acabar levando prejuízo.
Se você sofre por problemas como:
- Falta de monitoramento do status das mercadorias
- Canhotos manuais que demoram 2 dias para a empresa saber se o produto foi entregue ou
- Falhas de comunicação com a equipe de entrega durante as rotas, que causam confusões e mais demora nas entregas,
Não se desespere. A verdade é que vimos o padrão de consumo das pessoas mudar praticamente da noite para o dia, muito graças à pandemia e às necessidades de isolamento, e isso pegou de surpresa muitos empreendedores que trabalham com entregas e deliverys. E o consumidor brasileiro é especialmente implacável quando o assunto é atraso. Para se ter uma ideia, em 2020, o Reclame AQUI recebeu 84,6% a mais de reclamações sobre esse problema em relação a 2019 (fonte: noticias.reclameaqui.com.br).
Mas a questão agora é: uma vez que as pessoas se acostumam com mais comodidades nas compras, esse processo não tem volta. Pelo contrário, as empresas estão trabalhando para entregar cada vez mais conveniência aos clientes e a sensação, muitas vezes, é de que estamos ficando para trás no mercado.
Pontos de melhoria
É particularmente difícil conseguir prestar um serviço de entrega com a excelência que você gostaria se sua empresa não dispõe de sistemas de logística adaptados às novas frequências de entrega. Para trazer luz à este problema e como você pode solucioná-lo, nós trouxemos algumas sugestões que podem ser a “virada de chave” do seu setor de entregas e deliverys. Por exemplo, algumas das medidas que você deve tomar para reduzir e até sanar os atrasos na entrega são:
- Ter um sistema digital de organização de canhotos para facilitar e acelerar as entregas
- Estar a par de todas as informações da entrega e localização da frota em tempo real
- Manter o cliente atualizado do status da entrega via aplicativo que facilite esta comunicação, evitando frustrações
- Monitorar as paradas e abastecimentos, pausas para almoço e jantar, desvios ou acidentes de percurso
São muitas etapas para implantar, sim, para garantir uma entrega de excelência. Agora fica mais claro o porquê de suas entregas não estarem tão eficientes como a equipe planejava. Mas, felizmente, não precisa ser complexo de resolver:
A boa notícia
A boa notícia é que existem sistemas de gestão de frotas capazes de integrar, em um único aplicativo intuitivo e completo, todas as etapas de otimização necessárias para que você consiga, enfim, riscar a logística de entregas da sua lista de problemas. O mais robusto deles é o sistema da Road System. Com essa solução inteligente para gestão das suas entregas, frotas e equipe, você tem acesso ao status das entregas em tempo real, consegue sugerir a mais rápida e econômica rota de entrega para os condutores, organizar e emitir os canhotos de forma 100% digital e rápida e consegue atender seu cliente da maneira que ele espera.
Poupe tempo precioso nas suas entregas com o sistema da Road System. Nós te convidamos a conhecer essa solução para a sua logística. Faça o teste gratuito de 7 dias e tenha certeza que a Road System tem tudo que você precisa para nunca mais atrasar suas entregas.



