Quer vender mais e melhor os seus produtos? Então você não tem como fugir dessa realidade. Hoje em dia, quem tem delivery sai na frente. Mas não basta ter um serviço de entregas. É preciso que o trabalho seja também eficiente.
Depois da pandemia, o delivery que parecia ser luxo virou uma necessidade. Afinal, um dos métodos de controle foi o distanciamento social e foi aí que as empresas começaram a se adaptar para atender à nova demanda.
Com isso, entregar melhor e mais rápido a encomenda do cliente foi fundamental para manter o negócio vivo no mercado. É o que acontece com cerca de 54% dos negócios no ramo de alimentação que investiram no delivery para manter as vendas.
No entanto, nem todos pensam assim. Muitos ainda nem deram o start nesse serviço e continuam perdendo clientes e pelo menos 40% da frota brasileira não faz uso de sistema de gestão.
Mas se você está lendo este artigo é porque quer começar ou aperfeiçoar o delivery da sua empresa. Então veja o que atrapalha comerciantes e empresários na hora de fazer o serviço de entregas.
1. Não investir no Delivery
O empresário não pode fugir dessa realidade. Ter um sistema de entregas eficiente é vital para quem quer permanecer no mercado.
Atualmente, o comércio eletrônico já faz parte da rotina de milhões de brasileiros que aprenderam a ficar mais tempo em casa. No ano passado, pelo menos 91% dos consumidores fizeram compras pela internet.
Isso significa que esse se tornou um novo hábito dos brasileiros. Então, quem quiser continuar fazendo vendas precisa investir no delivery.
2. Demora na entrega
Segundo uma pesquisa do Instituto Reclame Aqui, o que está no topo das reclamações é a demora nas entregas.
Durante a pandemia, ocorreu um aumento de 343% no índice de reclamações. Agora, se seu cliente pede para que seu produto chegue em casa, ele espera ser bem atendido desde a experiência de compra até a entrega. Outro fator, é o tempo. Os hábitos dos consumidores foram muito alterados depois do delivery. Já que o cliente não precisa se deslocar até o estabelecimento, ele conta que vai ter sua encomenda dentro de casa no prazo combinado.
Em outras palavras, o cliente compra por todo o processo de aquisição do produto, incluindo o prazo.
3. Veículos parados
Não adianta nada ter uma empresa funcionando a todo vapor e recebendo demandas o tempo todo se a equipe de entregas está desfalcada.
Imagina se você tem cem entregas para fazer no dia e se, pelo menos, três veículos estão na garagem por falta de manutenção.
Com certeza, isso vai comprometer a agilidade. Em consequência disso, você vai ter que lidar com as reclamações de clientes que confiaram na sua empresa.
A falta de atenção em relação à manutenção dos seus veículos pode trazer grandes danos. Um deles é a possibilidade de acidentes, outro fator é ter que deixar os caminhões, motos ou carros parados na hora que você mais precisa.
Como ter um sistema de entregas eficiente?
A palavra chave para ter seus pedidos sendo entregues é o monitoramento. Afinal, saber onde está sua entrega é uma forma de prever problemas e antecipar soluções.
O app da Road System consegue mostrar exatamente onde está o veículo. Assim é possível alterar rotas para que você entregue dentro do prazo.
Com ele você também tem acesso a alertas para manutenção preventiva de qualquer item (de troca de óleo a rodízio de pneus).
E não é só você que vai ter acesso ao check in e check out da entrega. O cliente também receberá um e-mail com o link de acompanhamento do pedido. Assim, você evita reclamações por falta de informações precisas sobre o envio.
Saiba mais sobre o nosso sistema de monitoramento com o teste de 7 dias gratuitos.



